Maquiagem: aprenda a iluminar o rosto de acordo com o formato


Depois que Kim Kardashian revelou qual é o seu segredo pra estar sempre com uma pele impecável, ressaltando exatamente os pontos fortes de seu rosto, a iluminação passou a ser uma obsessão em matéria de make pra mulheres do mundo todo. Só neste ano, vimos o surgimento do contouring (a famigerada técnica usada pela reality star), do strobing, do baking, e várias outras maneiras de "lapidar" o rosto.


Redondo, oval e quadrado: ilumine de acordo com o formato do seu rosto (Foto: Getty Images)

Mas, antes de sair por aí aplicando todas elas só porque estão "em alta", é importante aprender a usar o contorno e a iluminação a favor do seu próprio rosto, respeitando o formato e disfarçando aqueles pontos que te incomodam. De acordo com Lu Ramos, maquiador do MG Hair (SP), essas técnicas são mais indicadas pra desfiles de moda e tutoriais, é preciso fazer adaptações pra se dar bem no dia a dia.

Pra te ajudar não errar na hora de iluminar o rosto, Lu fez um passo a passo de como usar os produtos corretamente em três formatos de rostos diferentes: oval, redondo e quadrado, que, segundo ele, são os mais comuns entre as brasileiras. Espia só:


Gisele Bundchen e Jessica Alba estão no time das mulheres com formato de rosto oval (Foto: Getty Images)


Formato oval

De acordo com Lu, quem tem o rosto oval (como o de Gisele Bündchen e Jessica Alba) pode dar mais evidência ao centro do rosto, tirando a atenção do queixo e testa longos - o que é comum na maioria dos casos. Atenção: depois de preparar a pele, use um pincel médio redondinho pra aplicar o blush. Neste caso, o tom indicado é um mais escuro, puxado pro terracota. Aplique levemente em cima das maçãs, puxando um pouco em direção à orelha. Com o mesmo pincel, faça o contorno do maxilar, que vai da ponta do queixo à orelha. Depois, é hora de iluminar! Pra esta etapa, Lu recomenda o uso de uma sombra iluminadora. Passe o produto no nariz, abaixo da pálpebra, centro da testa e no queixo. 



Dica: pra preparar a pele, o maquiador indicar o Primer Glow Maximizer, da Dior!


Selena Gomez e Kirsten Dunst são dois exemplos de mulheres com rosto mais redondos (Foto: Getty Images)


Formato redondo

Aqui, o blush terracota também pode entrar em cena, mas Lu gosta mesmo é do efeito que a sombra 45 Bold Gold, da linha Color Tattoo, da Maybelline, que tem textura sequinha e lembra um tom meio ocre. No caso de mulheres com o rosto mais arredondado (compare com o de Kirsten Dunst, na foto), o ideal é o uso de produtos menos cremosos, então pode se jogar no mate sem medo. Pra começar a desenhar o rosto, passe o produto nas têmporas (da maçã à orelha), na linha do cabelo (da esquerda pra direita, seguindo a raiz dos fios) e no maxilar (da orelha até o queixo). O objetivo é deixa o rosto mais geométrico e menos circular. 


Depois disso, é hora do iluminador. Com um pincel de sombra, aplique no buraquinho do queixo - ajuda a separar o queixo da boca e ainda realçar os lábios. Passe também no nariz, levemente na testa e abaixo da sobrancelha. Pro blush, aposte em um tom rosa bem suave, só pra dar um charme à produção. Aplique abaixo das têmporas. 


Formato de rosto perfeito? É com Angelina Jolie e Olivia Wilde mesmo! (Foto: Getty Images)


Formato quadrado

Considerado o formato perfeito de rosto (Olivia Wilde, na foto acima), há poucas coisas pra disfarçar nele, mas Lu ressalta que é importante dar um ar mais delicado, pra deixá-lo menos masculino. Aqui, aposte também na sombra ocre pra sinalizar alguns pontos. Aplique em movimentos circulares nas maçãs do rosto, sutilmente na testa e bem suavemente da orelha ao queixo, esfumando o produto até quase a orelha, que deixa o rosto com linhas harmônicas. 

Escolha um tom pêssego ou rosa pro blush, e aplique nas têmporas - não precisa marcar, é só pra colorir. Depois, venha com o iluminador no nariz, abaixo dos olhos (aqui, use um produto mate pra parte interna e um mais cintilante pra parte externa), no buço e no queixo. De acordo com o maquiador, no rosto quadrado ele não mexe nas laterais, pra não deixá-lo mais largo.


Gostaram das dicas da Glamour ? 

You Might Also Like

0 comentários