Como organizar a casa em apenas 15 minutos por dia



Acredite: é possível manter a casa limpa e arrumada gastando apenas 15 minutos por dia (Foto: Thinkstock)

Seja tempo, disposição, filhos ou rotina, a verdade é que quase todo mundo tem um bom motivo para não conseguir arrumar a casa diariamente. Se você não tem alguém que faça a limpeza e organização por você, fica complicado até saber por onde começar. Por isso, separamos as dicas de Priscila Sabóia e Ivana Portella, fundadoras do Seja Personal Organizer e Juliana Faria, profissional da YRU Organizer, para mostrar que é possível manter a ordem na casa gastanto apenas 15 minutos por dia.


1. Um cômodo de cada vez

Divida a limpeza da casa por cômodo e por dia e faça uma lista de tarefas para saber o que deve ser feito em cada lugar. “Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira esses 15 minutos pra varrer a casa e juntar a bagunça espalhada, uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha”, Priscila sugere.


2. Tirar o pó + passar um pano + separar o que está fora de lugar

Na arrumação da casa, pequenas mudanças surtem grandes efeitos. Em todos os cômodos, tirar o pó e passar um pano úmido já faz uma grande diferença. Se a bagunça for muito grande, coloque em uma sacola tudo o que está fora do lugar. Quando tiver mais tempo, vá guardando item por item. No banheiro, coloque as toalhas para secar e tire o lixo. Na cozinha, lave a louça, limpe a pia, o fogão e mantenha os armários em ordem. No quarto, arrume a cama e guarde as roupas e sapatos. Na área de serviço, coloque as roupas sujas na máquina e retire as secas do varal.


3. Encontre o melhor horário

Segundo Juliana, os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã ou à noite. O ideal é você reservar alguns minutos de manhã e outros da noite e tirar um dia da semana para executar a faxina pesada, apenas fazendo a manutenção nos outros dias. Se acordar cedo é maçante para você, fique com as tardes e as noites. O importante é arrumar a casa de bom humor – dentro do possível, claro.


4. Torne a tarefa agradável

Coloque uma música animada enquanto faz o trabalho e dê-se uma recompensa depois, como ir fazer as unhas ou encontrar os amigos. Assim, você nem vai sentir o tempo passar. Sem contar que ver a casa arrumada e limpa já é uma recompensa!


5. Deixe isso pra lá

Seja uma pessoa desapegada. “Quanto menos coisas espalhadas pela casa, mais rápida será a limpeza”, aponta Juliana. Evite ter muitos objetos miúdos e peças decorativas em estantes, mesas de centro e criado mudo. Eles dificultam a limpeza e às vezes tornam o ambiente poluído visualmente. Quanto mais objetos aparentes, maior a sensação de bagunça.


6. Faça da rotina um hábito

Se você sempre guardar as roupas no armário antes de dormir ou se lavar a louça após sujá-la, com o tempo vai passar a fazer isso automaticamente. A prática se tornará um hábito, não uma obrigação. Quanto mais você fizer algo diariamente, mais incluirá a prática na sua rotina.


7. Divida tarefas

É dever de todos os moradores cuidar da casa. Separe as tarefas com os outros moradores. Se todos se propuserem a ajudar, não há porque a faxina demorar mais do que 15 minutos diários. Se você mora sozinho, abuse dos equipamentos mais eficientes para fazer várias tarefas em menos tempo.



Ótimas dicas da Flora Cruz com Mariana Mello da Casa e Jardim. 


You Might Also Like

0 comentários